Carro 2WD Seguidor de Linha

CURSO ROBÔ CARRO 2WD Seguidor de Linha, Controle Remoto e Autônomo

Desenvolvido com o intuito de auxiliar projetistas e hobistas em seus projetos robóticos como carrinhos inteligentes e robôs seguidores de linha, o Carro Arduino 4WD é um kit chassi com tudo de necessário para o desenvolvimento base destes projetos, além de ser compatível com Raspberry Pi, AVR, Atmel, etc.
Como um robô seguidor de linha funciona ?
O funcionamento do robô seguidor de linha é simples. Ele deve seguir andando por cima de uma linha de cor preta (fita isolante) ou branca. Os circuitos podem alternar entre as cores do campo e da faixa, no nosso caso iremos assumir que a pista é branca e a faixa é preta. Usaremos 2 sensores infravermelho que detectam a presença ou não desta faixa.
VAGAS: 10 VAGAS
CARGA HORÁRIA: 80h;
FREQUÊNCIA DO CURSO: Máximo de 30% da Carga horária do Curso
TURMA DE TERESINA: DUAS HORAS DE ENCONTRO POR SEMANA NA SEXTA DE 14:00 AS 16:00
TURMA DO INTERIOR: UM ENCONTRO POR MÊS NO SÁBADO DE 8:00 AS 17:00

MATRICULA NO CURSO:
CURSISTA do INTERIOR DO PIAUÍ: Efetuada quando o Cursista PARTICIPAR DA REUNIÃO NO MEET
CURSISTA QUE NÃO FORAM CONTEMPLADOS COM AS VAGAS COM CARRO DO PROJETO, devem adquirir seu kit.
KIT DO CURSO:
Cada Cursista de Teresina  e Grande Teresina  irá ADQUIRIR um SEU KIT 2WD com seguirres de Linha TRCT 5000, módulo de linha de 3 ou 5 canais
ORGANIZAÇÃO E PARCERIA NA OFERTA DO CURSO
Prof. Criador e Responsável na área Tecnica e Oficinas:

Prof. Ranildo Lopes – EMAIL: ranildope@gmail.com (86) 9 9547-8888 (Whats)
EQUIPE MINISTRANTE DOS CURSOS
Prof Ranildo Lopes de Sousa Penha
Prof Francisco Ítalo Amaral dos Santos
Prof Claudio Chaves Ferreira
Profa Flávia Roberta Ribeiro Nonato

PRÉ – REQUISITO:
Ter os componentes do Curso e Adquirir o Kit do Robô Carro
Ter cursado o curso o Carro 4 Rodas com Bluetooth do Antonino Freire
Trazer Notebook
CERTIFICAÇÃO E PROJETO FINAL para CONCLUSÃO DO CURSO: Ao final do Curso o CURSISTA deverá apresentar um PROJETO de ARDUINO, Apresentação de FORMA PRESENCIAL do PROJETO, a data será repassado DURANTE O CURSO
 
PROJETO:
Cada PROFESSOR (de forma espontânea), irá ADQUIRIR um, e MAIS alguns componentes de Robótica (descritos na página abaixo) junto ao KIT DO ARDUINO para DESENVOLVERMOS o projeto na OFICINA PROPOSTA.
OBJETIVO DO CURSO:
Com o objetivo de melhorar e aumentar a qualidade das formações para os PROFESSORES DA REDE no campo da ROBÓTICA. Propomos a OFICINA com ênfase na ROBÓTICA com a ferramenta ARDUÍNO, no caso será uma programação C++ COM ARDUINO e o PROJETO FINAL SERÁ O ROBO.

RESULTADO ESPERADO:
Os PARTICIPANTES do curso irão apresentar ao fim do PROJETO, toda os PROCESSOS, CIRCUITOS, CÓDICOS e O CARRO-ROBÔ funcionando com dispositivos remoto.
O CARRO-ROBÔ será apresentado na FEIRA DE AMOSTRA DE PROJETOS
MATERIAL OBRIGATÓRIO JÁ NO INICIO DO CURSO
Orientação especicas
https://portal.vidadesilicio.com.br/robo-seguidor-de-linha
https://blog.eletrogate.com/robo-seguidor-de-linha-tutorial-completo/

Como um robô seguidor de linha funciona ?
O funcionamento do robô seguidor de linha é simples. Ele deve seguir andando por cima de uma linha de cor preta (fita isolante) ou branca.
Os circuitos podem alternar entre as cores do campo e da faixa, no nosso caso iremos assumir que a pista é branca e a faixa é preta.
Usaremos 2 sensores infravermelho que detectam a presença ou não desta faixa. De acordo com a combinação dos sensores, o carrinho irá para frente ou virar para um dos lados.

Funcionamento do sensor infravermelho
O módulo sensor de obstáculo infravermelho IR é bem simples. Ele emite uma luz infravermelha por um LED negro e capta o reflexo com um LED receptor (LED claro).
Como sabemos, a luz reflete em superfícies claras e é absorvida em superfícies negras, como a fita isolante. Sendo assim o LED receptor irá detectar a luz infravermelha no branco e não detectar no preto.
Para uma melhor eficácia do sensor, a superfície em contraste com a faixa preta deve ser branca. Para ajustar a sensibilidade ao contraste, o modulo possui um potenciômetro de calibração.

Funcionamento do sensor infravermelho
Diferença entre sensores infravermelho obstaculo e o TCRT5000
Você pode usar diferentes sensores infravermelhos para o projeto seguidor de linha, o que você precisa levar em conta é as especificações de cada um.

Um sensor infravermelho amplamente utilizado é o TCRT5000, que tem como vantagem seu tamanho e preço. Porem, ele precisa está próximo ao chão para que seja capaz de identificar a faixa, uma vez que seu alcance é de até 8mm. Entretanto, ele possui a vantagem de sofrer menos interferências de luzes infravermelhas externas.

Em contrapartida, a vantagem de usar o sensor de obstaculo é o seu maior alcance possuir ajuste, porem ele é mais suscetível a interferências das luzes ambientes
Nesse tutorial, usaremos o sensor de obstaculo infravermelho. Dessa forma, caso esteja usando o TCRT5000, fique atento com a distância do chão. Ele precisa ficar com uma distância entre 1mm e 8mm para ser capaz de detectar a faixa.

PROGRAMA DO CURSO – CRONOGRAMA DOS ENCONTROS
ENCONTRO VIRTUAL ANTES ANTES DO 1º ENCONTRO (Reunião Via meetGoogle)
Aula 0: Configuração e instalação do Programa e Bibliotecas
– Como o curso é bem intensivo e apenas 5 encontros
– No encontro não temos internet, e usaremos uma sala de AULA COMUM. Cada cursistas trará seu notebook e extenção
– Na reunião remota antes do curso,faremos as configurações iniciais;
– Quem não tiver o programa do Arduino instalado em seu notebook siga a orientação da página: https://centromaker.com.br/ead. Assista o vídeo e baixe os programas do drive. Na reunião vamos instalar também o drive do carro.
– Quem já tem o Arduino é só baixar o arquivo do Drive abaixo
– Quem já tem o Arduino é só baixar o arquivo do Drive abaixo
Atividades da Aula
– Construir um código que ligue três leds
– Construir um código que imprima algumas informação
– Construir um código que leia uma ENTRADA DIGITAL (0 ou 1), e imprima este valor (0 ou 1)
Biblioteca e Código Guia
https://drive.google.com/drive/folders/1FSCJoBZuOL-8sq7XtpxTjb5mtk4P37hK

1º ENCONTRO MENSAL: Eletrônica / Configuração / Programação
CONTEÚDOS DO 1º SABADO: Passos iniciais com Arduino
Aula 01: Eletrônica / Configuração 
8:00 – Programação de um semáforo simples – Usaremos um módulo semaforo
– A construção do código será individualizada sem consulta de códigos. Somente com as estruturas básicas
Aula 02: Arduíno / Programação
– Funcionamento do módulo sensor TCRT5000
– Código para leitura ou não de faixa de linha do TCRT (sar fita isolante) – Usando seria print
– Código para leitura ou não de faixa de linha do TCRT ligando um led do semáforo
Aula 03: Arduíno / Programação
Código com Função SE, para TCRT ligaR os TRÊS LEDs do semáforo
INTERVALO (12:00 às 13:00) 
Aula 05: Arduíno / Programação – Usando o Módulo TCRT5000 de Três canais
Código com o modulo de três canais, usando Função SE, para liga os TRÊS LEDs do semáforo
Aula 03: Arduíno / Programação
Funcionamento do módulo sensor infravermelho – de Um e de três canais
– Programação do módulo sensor infravermelho de um canal, controlando um led do Semaforo
Aula 04: Motor Shield. O Arduíno com Motor Shield (ja feita em reunião on line)
– Configuração Bibliotecas e comandos de movimento( ja feita em reunião on line)
– Montagem e configuração da Motor Shield. O Arduíno com Motor Shield
– Configuração da Motor Configuração Bibliotecas e comandos de movimento
– Programação Inicial do carro com Shiel – Movimento para Frente e Parar- usando carro 2wd do projeto e dos professores
INTERVALO
Aula 05:
– Orientações do projeto de Robotica da SEDUC (Prof Italo)
– Programação Inicial do carro com Shield – Movimento para Traz frente e Parar – usando carro 2wd do projeto e dos professores
– Funções e controles de movimento – Direita, Esquerda, Velocidade – Teste drive
– Treinos em percuros: Quadrado, Retangular e Circular
– Montagem e teste do Chassi 

2º ENCONTRO MENSAL:
Aula 06:08:00 • Digitação de 1º código do dia (enviar pro Arduino com shileld) 
Aula de Soldagem com Teoria e Prática dos 4 motores e Shield
Soldagem da Shield /  Soldagem dos Motores
Aula 07:  Movimentos e programação do Carro de 4 rodas
INTERVALO
Aula 08: – 13:00 Montagem e teste do Chassi 
Funções e controles de movimento – Frente e Parar – Teste drive
Funções e controles de movimento – Direita, Esquerda, Velocidade – Teste drive
Término do Encontro (Prof Ranildo)
3º ENCONTRO MENSAL
Aula 09: Ligação do conversor e Ligação do Bluetooth ( opcional )
Aula 10: Configuração  do sensor ultrassonico
Aula 11: Funçes ão  do sensor ultrassonico
4º ENCONTRO MENSAL
Aula 12: Regulagem com o Movimento e controle do Bluetooth
Aula 13: Prototipagem final e teste de corrida com controle do Bluetooth
Aula 14: Funções e controles do Bluetooth com aplicativo
5 º ENCONTRO MENSAL
Aula 15: Aplicativo FINAL E CONFIGURAÇÃO
Aula 16: Funções DE VELOCIDADE E ACELERAÇÃO
Aula 17: Funções EXTRAS DO CARRO via Bluetooth 

INCRIÇÃO DO CURSO
https://doity.com.br/obr

DUVIDAS E INFORMAÇÕES: CURSOS E TREINAMENTO DO PROJETO NO LABORATÓRIO MAKER
Criação e Organização Pedagógica dos Cursos, treinamentos, projetos e atividades:
Professor Formador de Robótica: Prof. Ranildo Lopes
EMAIL: ranildope@gmail.com (86) 99547-8888 – whats (fone)
EQUIPE MINISTRANTE DOS CURSO
Carro Autônomo e seguidor de linha das OBR 
https://centromaker.com.br/carroobr/
Carro duas Rodas seguidor de linha 
https://centromaker.com.br/carro2wd/
Montagem de impressora 2D com caneta
https://centromaker.com.br/impressora2d
Construção de Aplicativos e Aplicações em Navegadores com Javascript
https://centromaker.com.br/javascript
Lógica e Matemática com Python
https://centromaker.com.br/python
Impressora e Impressão 3D e Modelagem com Onshape
https://centromaker.com.br/impressora3d
Carro duas Rodas seguidor de linha- Modulo 1
https://centromaker.com.br/carrointerior
Introdução à Robótica Com Arduino-Modulo 1
https://centromaker.com.br/modulo01
Curso Remoto na Segunda: Programação, Simulações, Jogos e Pensamento Computacional com Scratch
https://doity.com.br/makerpiauiinterior