M1: SCRATCH Programação

CURSO: PROGRAMAÇÃO COM SCRATCH
Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos, e itens de som e imagem, para você desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações (Módulo de 80 h)

ESTRUTURA DO CURSO
– 10 h de Lógica de Programação
– 10 h de Programação em Blocos
– 40 h de Scratch / Gamificação
– 20 h construção do Projeto Final para apresentação
Vídeos : o que é o SCRATCH
Inventando um criador de avatar – Scratch – jogo para crianças
https://www.youtube.com/watch?v=o2tlemRMHgY&feature=youtu.be
Como fazer uma animação no Scratch
https://www.youtube.com/watch?v=siZXmwYMy1k
Baixe e instale o programa do Scratch
https://drive.google.com/drive/folders/1ELnHWssQSZ0N28HgMDQGlOCRkwojCzpn?usp=sharing
Acesse ao ClassRoom da TURMA
https://classroom.google.com/u/0/w/NjA2OTMyNjU4NzY2/tc/NjA2OTMyODcwOTUx

INTRODUÇÃO: Ambiente de programação visual que utiliza a ideia de “blocos de encaixar” para construir programas que irão controlar placas de prototipagem eletrônica Arduíno.
O QUE É SCRATCH: APRESENTAÇÃO DO SCRATCH: Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções educacionais. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos que devem ser agrupados.
JUSTIFICATIVA: Devido a necessidade de aprendizagem de programação de software bem como o entendimento do funcionamento da lógica de programação em micro controladores nos diversos projetos softwares/eletrônicos, seu entendimento se faz extremamente necessário para os alunos que atuam na área de informática.
OBJETIVO DO CURSO:
– Desenvolver a interpretação e a resolução de problemas em programação e incentivar o pensamento computacional em diferentes áreas do conhecimento, proporcionando base de programação e lógica computacional para os alunos.
– O objetivo principal é que os professores possam ter um domínio sobre a ferramenta do SCRATCH. O scratch é muito mais acessível que outra linguagem de programação embora possua potencialidades de programação muito complexas, que servem de suporte a uma grande diversidade de projetos. Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem, podendo estes serem modificados através dos menus.Com o objetivo de melhorar e aumentar a qualidade das formações para Professores no campo da INFORMÁTICA.

OBJETIVOS ESPECÍFICO: Ministrar curso para professores de Rede Pública Estadual para que QUE POSSAM MONTAR SUAS ANIMAÇÕES E SIMULAÇÕES com finalidades especifica para cada disciplina, feitas no SCRATCH .
-Serão desenvolvidos ANIMAÇÕES E SIMULADORES específicos das disciplinas de cada cursista .
TEMAS DO CURSO DE SCRATCH E PROGRAMAÇÃO
 INTRODUÇÃO à PROGRAMAÇÃO:
– Lógica de Programação e Pensamento computacional;
– Conhecendo os conceitos de computação e programação;
– Variáveis: O que são e como se comportam;
– Operadores: O que são e como funcionam;
– Estruturas condicionais: Como funcionam e o que produzem;
– Estruturas de repetição: O que são e qual sua importância;
– Usando o aplicativo de Programão;
VARIÁVEIS, OPERADORES
– Programação: estruturas condicionais e estruturas de repetição
– Conhecer o Scratch (ambiente e linguagem de programação).
– Tipos de comandos do Scratch
SCRATCH: ORIGEM, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
-Uma breve longa história
-Começando no Scratch
-Conhecendo a plataforma
-Instalação
-Programar no Scratch

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DETALHADO
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Sequência lógica ( Passos lógicos )
O que são instruções?
DEFINIÇÃO DE ALGORITMO
Exemplo de um algoritmo (Sequência lógica do dia-a-dia)
Fazendo algoritmos – Praticando algoritmos do dia-a-dia
seudocódigo (Forma genérica de escrever um algoritmo , utilizando uma linguagem simples)
Regras para construção do algoritmo
Estrutura principal de um algoritmo
Fases
TIPOS DE DADOS
Identificadores
Formação de identificadores
Literais (ou constantes)
VARIÁVEIS
Declaração de variáveis
Atribuição de valores
Comando de Entrada e saída
Diagrama de Bloco
Operadores Relacionais
Operadores Lógicos
Estruturas de Decisão e Repetição
Estrutura SE…FAÇA ISSO / SENÃO
strutura Enquanto
Estrutura PARA DE  ATÉ FAÇA

SCRATCH
Apresentação do curso
Introdução à aula /  O que é programação?
O que é o Scratch? / Criando uma conta
Usando o Scratch no seu computador
AMBIENTE OU INTERFACE DE PROGRAMAÇÃO DO SCRATCH
Menu Geral
Alguns Elementos do Scratch
Área de comando ou área de Script
Palco
Mostrando sistema de coordenadas e orientações
Opções de rotação
Modos de Apresentação
TIPOS DE COMANDOS DO SCRATCH
Trabalhando com a aba Movimento
Trabalhando com o mova
Trabalhando com o vire
Alterando o numero de graus e passos no comando
Movendo e virando
TRABALHANDO COM ABA APARÊNCIA
Trabalhando com “Diga” e “Pense”
Modificando os tamanhos
TRABALHANDO COM A ABA DE SOM (ADICIONANDO SOM)
Trabalhando com o comando Toque o som
USANDO O QUANDO
Usando os controles se / se senão
Uso do controle sempre
Usando os controles repita / repita até / sempre se
Usando o pare e espere
INICIANDO E PARANDO UM PROGRAMA
Usando Teclas – Detectando teclas pressionadas
Tocar na borda e voltar
Desenhando uma estrada
Desenhando um quadrado
TRABALHANDO COM A ABA SENSORES
Comandos pergunte e resposta
MOVIMENTANDO SPRITE POR SENSORES
Movendo-se com relação ao temporizador
Fala e Calcular
TRABALHANDO COM A ABA VARIÁVEIS
Usando variáveis
Listas
Caracteres

Atividades: Programando com o Scratch
Atividade 1: Animar seu nome
Atividade 2: Veloz e Furioso
Atividade 3: Astronauta Artista
Atividade 4: Desafio de Lógica
Controle • Sensores • Operadores • Variáveis