CONTEÚDOS Tema 01 – Material / Slide (Aula inaugural) – O que e o pensamento computacional – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 02 • Conhecer conceitos de computação e programação. • Variáveis – O que são e como funcionam • Conhecer o Scratch (ambiente e linguagem de programação). • Tipos de comandos do Scratch • Analisar, projetar, implementar, testar e compartilhar um jogo no Scratch. • Uso do aplicativo VisualG e Pseudocode (Android) • Encontros semanais de 2 horas • Pratica semanal de EAD com Edmodo • Laboratorio de Informática • Quinta pela ManhaQuarta a tarde • Uso do aplicativo VisualG • Uso do aplicativo Pseudocode (Android) • Uso do aplicativo Scratch • Uso da Plataforma Edmodo – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 03 • Inicialmente serão apresentados os
quatro pilares do Pensamento Computacional:
• Decomposição – decompor um problema em subproblemas, e assim sucessivamente, para solucioná-lo de uma forma mais fácil;
• Abstração – capacidade de abstrair as informações que são relevantes para a compreensão e solução de um problema;
• Reconhecimento de Padrões – identificar etapas que se repetem dentro de um mesmo problema, ou que já foram solucionadas em problemas similares;
• Algoritmos – desenvolver sequências finitas de passos discretos, executáveis em tempo finito, para solucionar um problema. – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 04 • Compreender o pensamento lógico; • Conhecer os pilares do pensamento computacional; • Relacionar pensamento lógico com pensamento computacional; • Desenvolver atividades que estimulem o pensamento computacional e o pensamento lógico. – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 05 Habilidades do Século XXI a Serem Desenvolvidas • Pensamento crítico; • Afinidade digital; • Resiliência; • Resolução de problemas; • Colaboração; • Comunicação; • Criatividade. – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 06 • Abordagem Pensamento Computacional • 1 Jogos para PC • 2 Jogo Robot Rally • 3 Jogo Bits & Bytes • 4 Jogo Littlecodr • OUTROS JOGOS – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 07 • Abordagem Pensamento Computacional em Plataformas: Plataformas Voltadas para PC Plugadas • 1 Ambiente de Programação Scratch • 3 Ambiente de Programação App Inventor • 4 Ambiente de Programação Context Free – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 08 • Integração na Educação Básica • 1 Introdução da BNCC • 2 Etapa do Ensino Fundamental • 3 Matemática • 4 Ciências da Natureza • 5 Ciências Humanas • 6 Etapa do Ensino Médio • 7 As Tecnologias Digitais e a Computação • 8 Línguas e suas Tecnologias • 9 Matemática e suas Tecnologias • 10 Ciências da Natureza e suas Tecnologias • 11 A BNCC e o Ensino de Computação Através do PC • 12 Análise Apresentada pela SBC para Itens Específicos da BNCC • 13 Integrar o PC ao Ensino Básico – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 09 • Manual das Ferramentas Digitais: 103 dicas para preparar aulas e atividades para o ensino híbrido – ebook – Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC – Enviar na Plataforma
Tema 10 • Introdução a Lógica de Programação – APOSTILA • algoritmos • Lógica • Estrutura de Repetição • Visualg – Programação de simulação LOGICA
Tema – Material