M3: Programação Visual
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M3: CRIAÇÃO DE SIMULAÇÕES E JOGOS SIMPLES ON LINE – 60h

Criando Jogos, simulações e aplicações – 40h

MÓDULOS DO CURSO – Módulo 01 2024
M1: PROGRAMANDO: Programação para Lúdica para Crianças e Jovens – 40h
M2: PENSAMENTO COMPUTACIONAL com SCRATH: Atividades Virtual e Desplugada – 40h
M3: SIMULAÇÕES E JOGOS ON LINE: Criando Jogos, simulações e aplicações – 40h

M3: Programação e jogos: Programação para lúdica para Crianças e Jovens jogando – 40h
Neste modulo usaremos Plataformas (ferramentas ) de  programação e Jogos On line e Gratuita. Usaremos recursos da web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com programação EM BLOCOS

ORGANIZAÇÃO E MINISTRANTE DO CURSO
Prof. Criador e Responsável do Projeto e Oficinas:
Prof. Ranildo Lopes – EMAIL: ranildope@gmail.com (86) 9 9547-8888 (Whats)
Graduado em Matemática / Graduado em Computação
PRODUÇÃO DE AULAS NO CURSO:  A cada bloco de onteudos fechado no CURSO (talves um periodo de 15 dias), Todos cursistas farão a Produção de Aulas e Atividades, PPT e DOC 3 Enviar na Plataforma. Assim a cada semana vamos contruindo NOSSAS AULAS DE TECNOLOGIA DENTRO DA PROPOSTA
■ Bloco 01 – Material / Slide (Aula inaugural)
-O QUE é Gamificação
– Plataformas de  programação e Jogos On line e Gratuita
– Material e Plataformas Virtuais de Pr
■ Blocos 02
O CodeMaster é uma aplicação web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com App Inventor e Snap! em relação a conceitos de programação e design de interface de usuário.
■ Blocos 03
PLATARFORMA com Aplicação web gratuita que, em um contexto de aprendizagem baseada em problemas, permite avaliar automaticamente projetos desenvolvidos com Programação em  Bloco e em relação a conceitos de programação e design de interface de usuário.
■ Blocos 04
PLATARFORMA que utiliza uma sequência de comandos para mover o personagem. Possibilidades de uso para o ensino de Lógica e Algoritmos (Comandos, Funções, Loops, …)
■ Blocos 05
Fundamentos de Ciência do Computação para o Ensino Fundamental. Para alunos de pré-alfabetização no Ensino Fundamental
■ Blocos 06
Os Recursos Educacionais Abertos (REA)
ACESSE https://educacaomaker.wordpress.com/recursoseducacionaisabertos
■ Blocos 07
Repositórios brasileiros
https://educacaomaker.wordpress.com/repositoriosbrasileiros/
■ Blocos 08
Contrução dos Projetos

■ PRAGRAMA  DO CURSO
10 h de Pensamento Computacional / Logica
10 h de Programação em Blocos
40 h de Scratch / Gamificação
10 h de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos
 10 h construção do Projeto Final para apresentação
■ TEMAS DE PROGRAMAÇÃO ABORDADEOS NO CURSO
Variáveis, operadores
 Programação:, estruturas condicionais e estruturas de repetição
 Conhecer o Scratch (ambiente e linguagem de programação).
Apresentação de jogos exemplos, elementos de um jogo.
Tipos de comandos do Scratch
Analisar, projetar, implementar, testar e compartilhar um jogo no Scratch.
Criar um projeto (inserir atores do jogo, planos de fundo)
Programar função de atores
■ CONTEÚDO SCRATCH
Apresentação do curso
Introdução à aula /  O que é programação?
O que é o Scratch? / Criando uma conta
Usando o Scratch no seu computador
Interagindo na comunidade online
Explorando o site  /  Cartões temáticos
Aula 1. Inspiração
Introdução à semana /  Exemplos de animações
Aula 2. Experimentação
Introdução à aula / Explorando os micromundos
Micromundos para começar / Personalizando seu projeto
Aula 3. Formalização
Introdução à aula / Dica: Envie mensagem
Dica: Eixos X e Y
Aula 4. Indo além
Introdução à aula / Sugestões de passo a passo
Remixando um projeto
Seção 2: Animações interativas
Aula 1. Inspiração
Introdução à aula // Exemplos de animações interativas no Scratch
Explorando projetos
Aula 2. Experimentação
Introdução à aula /  Voando
Micromundo voando / Criando interações
Micromundo arte interativa / Usando a caneta
Aula 3. Formalização
Dicas / Refletindo: Se e quando
Andando com setas do teclado/ Blocos de eventos e blocos de controle
Retomando os aprendizados
Aula 4. Indo além
Introdução à aula
Ideias e exemplos mais complexos
Exemplos apresentados
Seção 3: Jogos – parte 1
Aula 1. Inspiração
Introdução à aula / Exemplos de jogos criados no Scratch
Aula 2. Experimentação
Introdução à aula / Criando jogos: labirinto
Micromundo: labirinto / Criando jogos: coleta de frutas
Micromundo: números aleatórios / Jogo: coletando frutas
Jogo: Correndo / Jogo: Correndo com obstáculos
Aula 3. Formalização
Introdução à aula / Operador OU
Operador E / Jogo: voando
Retomando os aprendizados / Atividades com Temas Transversais
Aula 4. Indo além
Introdução à aula / Ideias e exemplos mais complexos
Atividades com Temas Transversais / Entrevistas com programadores de jogos
Fichas passo a passo
Seção 4: Jogos – parte 2
Aula 1. Mais recursos para criação de jogos
Introdução à aula / Sensores, cronômetro e outros recursos
Blocos de sensores / Usando clones
Aula 2. Funções e procedimentos
Funções e procedimentos / Criando um procedimento
Criando uma função / Atividades com Temas Transversais
Crie sua função!
Aula 3. Formalização
Introdução à aula / Retomando os aprendizados
Micromundo geometria
Aula 4. Indo além
Atividades com Temas Transversais/ Explorando novos jogos
Outros blocos / Exemplos de usos de funções
Árvore de remix
Projeto final

 

CONTEÚDO SCRATCH
Apresentação do curso
Introdução à aula /  O que é programação?
O que é o Scratch? / Criando uma conta
Usando o Scratch no seu computador
Interagindo na comunidade online
Explorando o site  /  Cartões temáticos
Aula 1. Inspiração
Introdução à semana /  Exemplos de animações
Aula 2. Experimentação
Introdução à aula / Explorando os micromundos
Micromundos para começar / Personalizando seu projeto
Aula 3. Formalização
Introdução à aula / Dica: Envie mensagem
Dica: Eixos X e Y

Aula 4. Indo além
Introdução à aula / Sugestões de passo a passo
Remixando um projeto
Seção 2: Animações interativas
Aula 1. Inspiração
Introdução à aula // Exemplos de animações interativas no Scratch
Explorando projetos
Aula 2. Experimentação
Introdução à aula /  Voando
Micromundo voando / Criando interações
Micromundo arte interativa / Usando a caneta

Aula 3. Formalização
Dicas / Refletindo: Se e quando
Andando com setas do teclado/ Blocos de eventos e blocos de controle
Retomando os aprendizados
Aula 4. Indo além
Introdução à aula
Ideias e exemplos mais complexos
Exemplos apresentados
Seção 3: Jogos – parte 1
Aula 1. Inspiração
Introdução à aula / Exemplos de jogos criados no Scratch
Aula 2. Experimentação
Introdução à aula / Criando jogos: labirinto
Micromundo: labirinto / Criando jogos: coleta de frutas
Micromundo: números aleatórios / Jogo: coletando frutas
Jogo: Correndo / Jogo: Correndo com obstáculos
Aula 3. Formalização
Introdução à aula / Operador OU
Operador E / Jogo: voando
Retomando os aprendizados / Atividades com Temas Transversais
Aula 4. Indo além
Introdução à aula / Ideias e exemplos mais complexos
Atividades com Temas Transversais / Entrevistas com programadores de jogos
Fichas passo a passo

Seção 4: Jogos – parte 2
Aula 1. Mais recursos para criação de jogos
Introdução à aula / Sensores, cronômetro e outros recursos
Blocos de sensores / Usando clones
Aula 2. Funções e procedimentos
Funções e procedimentos / Criando um procedimento
Criando uma função / Atividades com Temas Transversais
Crie sua função!
Aula 3. Formalização
Introdução à aula / Retomando os aprendizados
Micromundo geometria
Aula 4. Indo além
Atividades com Temas Transversais/ Explorando novos jogos
Outros blocos / Exemplos de usos de funções
Árvore de remix
Projeto final a ser aprentado no ultimo dia de aula
   

ORGANIZAÇÃO E CONTATOS – LOGÍSTICA SOBRE AS OFICINAS:
Professor de Tecnologia – (Computação):
Prof. Ranildo Lopes de Sousa Penha: (86) 9 9547-8888 (whatsApp) – EMAIL: ranildope@gmail.com

■ PLATAFORMAS DE PESQUISAS JOGOS E APLICAÇÕES
http://opengameart.org/content/platformersidescroller-tiles-and-backgrounds
http://opengameart.org/textures/all
http://www.gameartguppy.com/
http://www.mapeditor.org/
http://subtlepatterns.com/